top of page

Aconselhamento Parental para uma Parentalidade Consciente


Se está a pensar engravidar, se está grávida, se está a viver o pós-parto ou se é mãe ou pai, independentemente da idade da criança, de certeza que teve momentos de angústia, com muitas dúvidas e é natural sentir que precisa de apoio e/ou orientação nas diversas questões que vão surgindo relacionadas com a Parentalidade.

Quando um casal tem o desejo de ter filhos, mesmo antes de tal se concretizar, todo um mundo se revela pela primeira vez. Torna-se prioritário organizar disponibilidade externa e interna para a manifestação desse desejo. Quando a gravidez surge, vem com ela o entusiasmo, as preocupações, os preparativos e muito mais. E quando o bebé nasce é já outra etapa, muito se passou ao longo dos nove meses e agora com o bebé nos braços há tanto para descobrir e viver! Por fim, passa um ano, passam três anos e por aí adiante. E é sempre diferente e os desafios aparecem de muitas formas e as alegrias também.

Ser pai ou mãe é um processo de descoberta, quer dos nossos filhos quer de nós enquanto pais. Podemos olhar para a parentalidade como uma oportunidade de desenvolvimento pessoal, focando-nos naquilo que, como pais, podemos fazer para que isso se reflita no comportamento dos nossos filhos, pois a verdade é que muitas vezes eles são o nosso espelho. Ao longo deste processo de descoberta questionamo-nos relativamente ao tipo de pai quero ser, ao que posso fazer para ajudar o meu filho ou para melhorar a nossa relação.

Na perspetiva do Aconselhamento Parental com base na Parentalidade Consciente* o foco é no pai ou mãe e a intenção é sempre criar bem-estar no seio da família e ajudar a criar relações saudáveis e crianças felizes. Com esta abordagem os pais são convidados a refletir sobre temas que fazem a diferença na forma como se escolhe ser pai/mãe, na forma como se relacionam com os seus filhos e, consequentemente, nos comportamentos que os filhos revelam. Esta abordagem passa por mergulhar nos seguintes temas fundamentais: o amor incondicional para com os filhos; as intenções como pais; a construção de uma auto-estima saudável; a comunicação, os limites e as necessidades dos filhos, bem como necessidades dos pais.

*Parentalidade Consciente é um conceito criado por Mikaela Oven


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page