top of page

PSICOTERAPIA CORPORAL: O QUE É?

Como o próprio nome indica implica o conceito de psique ou mente e o conceito de corpo, conceitos este compreendidos num contexto terapêutico.

A psicoterapia é um tratamento das perturbações psicológicas, sendo que a sua intervenção tem diversas formas e procedimentos. No que diz respeito ao uso terapêutico e desenvolvimento do potencial do corpo, existem duas abordagens principais: a terapia corporal e a psicoterapia corporal que, apesar de diferentes, partilham os seguintes pressupostos básicos: o corpo é um mesmo, o corpo tem uma linguagem própria, o corpo é o lugar onde habitam as emoções, o prazer e o desprazer; o corpo pode ser habitado com maior bem-estar e gozo de viver; o corpo é uma fonte de sabedoria orgânica em si mesma; o corpo é a base da identidade do eu; o corpo é uma ponte para a profundidade da pessoa; o corpo possui uma plasticidade que permite mudanças que afetam a personalidade; existe uma relação direta entre auto-imagem e auto-estima; o corpo reflete o psicológico e o psicológico manifesta-se no corpo.

A terapia corporal diferencia-se da psicoterapia corporal pois não tem os mesmos objetivos nem colocam ênfase nos mesmos aspetos. Por terapia corporal entende-se uma abordagem terapêutica do corpo em que se trabalha apenas ao nível dos processos e funções corporais, com o fim de melhorar as condições do corpo, isto é, o objetivo central limita-se ao âmbito corporal, reconhecendo a relação corpo-mente, mas não abordam os processos psicológicos e a relação terapêutica. Exemplos desta terapia são: auto-consciência pelo movimento e integração funcional de Moshe Feldenkrais, a técnica de Alexander, entre outros.

Se a terapia corporal se centra no corpo, a psicoterapia corporal não exclui o corpo ou a mente do espaço terapêutico. O objetivo é esclarecer como corpo e mente se conectam a cada momento. O entendimento básico deste tipo de psicoterapia é que o corpo é a pessoa inteira e que há uma unidade funcional entre o corpo e a mente.

Wilhelm Reich é considerado o pai da psicoterapia corporal. Este trouxe a noção de identidade funcional do corpo e da mente. Esta noção significa que todo o fenómeno humano tem um duplo rosto; por exemplo, um desconforto físico pode alterar o estado emocional. Da mesma forma que um estado depressivo pode levar a um sistema imunitário reduzido. A partir de Reich, surgiram várias linhas de desenvolvimento da psicoterapia corporal, uns reformularam, outros desenvolveram os seus próprios modelos em paralelo.

Referências:


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page